>
Você está em: Início
A Cidade de Águas Belas - PE
Localização de Águas Belas

A região onde está situada a cidade de Águas Belas era habitada, originalmente, pelos índios tupiniquins, que foram expulsos dali depois de uma luta contra representantes da tribo Carajós. A aldeia era conhecida como Lagoa, devido a uma lagoa existente no local, depois a povoação ganhou o nome de Ipanema. Consta que, por volta de 1.700, apareceu na região o primeiro homBrasao de Aguas Belasem branco (João Rodrigues Cardoso), com objetivo de catequisar os índios.

A denominação Águas Belas surgiu quando o Ouvidor Jacobina, durante uma viagem, encontrou no local água potável de excelente qualidade e teria falado: "Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas". Desmembrado do município de Buíque, Águas Belas foi elevada à categoria de cidade a 24 de maio de 1904.

Leia mais...
 
Os Índios Nativos
FULNI-Ô

Toré dos índios da tribo Fulni-Ô
Nome e língua
Na literatura histórica, e em uma parte da literatura antropológica, os índios de Águas Belas são chamados Carnijós ou Carijós, inclusive Cajaú (Hohenthal, 1960). Não se têm notícias do ano em que foram aldeados; o certo é que, em meados do século XVIII, já eram designados pelo nome de Carnijós. É possível que nesta aldeia tenham se fundido elementos provenientes de vários grupos étnicos que mais tarde se reorganizaram de forma clânica, adotando então o nome do grupo anfitrião: Fulniô..
Leia mais...
 

Enquete

Qual seu candidato a prefeitura de Aguas Belas?
 

Mural

Usuários On-line

Login






Esqueceu sua senha?
Sem conta? Criar Conta!